Vários estudos realizados demonstram que o investimento em programas de saúde e bem-estar traz um retorno muito positivo para as empresas. Saiba por quê.
Muitas empresas criam “clubes”, para reunir funcionários de todas as áreas com um interesse comum, dando oportunidade para pessoas que não teriam a possibilidade de interagir durante a rotina de trabalho, criarem e estreitarem laços de amizade.A estratégia parece funcionar muito bem.
A T-Mobile20, empresa alemã de telecomunicações , por exemplo, criou um grupo de coral nos seus contact centers no Reino Unido. Após a sua implantação, os números de faltas por doença, caíu para metade, resultando numa economia de 80.000 libras. Segundo os cálculos da empresa, um aumento de 1% nas métricas de satisfação do cliente resulta em um aumento de receita de cerca de 300.000 libras.O índice de satisfação aumentou em 41%.
Fonte: 20 Employee Benefits – T-Mobile reduces sickness absence using company choir
Está provado que o investimento em programas de saúde e bem-estar e na prevenção de acidentes e doenças laborais, tem um retorno significativo em benefício da competitividade, produtividade, e consequentemente melhores resultados das empresas.
"Empresas que implementam estes programas ganham em serviço, lealdade dos consumidores, vendas, qualidade, retenção de talentos, faturação, lucro e retorno aos acionistas "
Fonte: Kevin Kruse – Employee Engagement Research (Master List of 32 Findings)
SERÁ QUE FUNCIONA? A CIÊNCIA DIZ QUE SIM.
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES.
As empresas com programas de saúde e bem estar experimentam um aumento de 8% na produtividade dos colaboradores (1) e 18% mais propensos a fazerem esforços extras.(2)
National Business Group on Health
Quantum Workplace - Workplace Well-Being: Provide Meaningful Benefits to Energize Employee Health, Engagement, and Performance
INCREMENTO DA RETENÇÃO DOS COLABORADORES.
45% dos colaboradoes concordam que a existência de um programa de saude e bem estar na sua empresa o levaria a permanecer na empresa no próximo ano.
Fonte: Principal Well-Being Index : American Workers 2013
AMPLIFICA A RECOMENDAÇÃO DA EMPRESA
28% estão mais propensos a recomendar a empresa e 38% dos colaboradores consideram ficar mais motivados.
Fonte: Quantum Workplace - Workplace Well-Being: Provide Meaningful Benefits to Energize Employee Health, Engagement, and Performance
MELHORA O ESTADO DE SAÚDE DOS PARTICIPANTES
No Reino Unido, por exemplo, 39% dos casos de stress estão ligados ao trabalho, o que resultou num total de 11,3 milhões de dias não trabalhados na região durante 2013 e 2014.(1)
Custos anuais em perda de produtividade devido à depressão "apenas" atingem os 44 bilhões de dólares nos Estados Unidos.(2)
Fonte (1): Employee Benefits – How employers can boost employees’ emotional resilience; (2): US News – Mental Health: A New Priority in Corporate America
コメント